Bianca Santana, Carolina Rossini, Nelson De Luca Pretto (coords.) (2013) RECURSOS EDUCACIONALES ABIERTOS prácticas colaborativas y políticas publicas

De Dominios, públicos y acceso
Ir a la navegación Ir a la búsqueda
Screenshot-www.livrorea.net.br 2017-03-26 19-57-26.png

Resumen

Publicar um livro sobre recursos educacionais abertos era um desejo latente de vários membros comunidade brasileira de REA, desde 2010. Em janeiro de 2011, quando o Comitê Gestor da Internet no Brasil lançou um edital de apoio a publicações aproveitamos a oportunidade. Algumas mensagens trocadas na lista de e-mails, a bola quicando - como acontece diversas vezes em projetos colaborativos -, e Bianca, Carolina e Nelson decidiram escrever uma proposta. Neste ponto, foi essencial o apoio da Lu Scuarcialupi, que submeteu a proposta em nome da Maracá – Educação e Tecnologias, um dos CNPJs da Casa da Cultura Digital (CCD).

O projeto foi contemplado pelo edital e nos reunimos na CCD, no final de julho de 2011, para brindar com um vinho compartilhado pela Bee (Barbara Dieu) e planejar os próximos passos. Depois de diversas trocas de e-mails, skypes e telefonemas foram confirmados os autores e autoras dos artigos, veio a ideia de publicar entrevistas e os textos começaram a nascer. Neste caminho, a parceria com a Edufba fez o projeto crescer editorialmente. E muito trabalho, noites em claro e momentos divertidos depois esta versão do livro está pronta! Como é uma obra totalmente aberta, esperamos que venham outras versões e possibilidades.

Em 30 de maio de 2012 comemoramos o primeiro lançamento da versão em língua portuguesa em São Paulo, durante o Simpósio Recursos Educacionais Abertos: promovendo o acesso e o intercâmbio de conhecimento. Outros lançamentos estão previstos em Salvador, Araranguá (SC) e no Rio de Janeiro. No final de junho acontece o lançamento em língua inglesa durante o Congresso Mundial de REA, em Paris.

Archivo

Archivo:LivroREA-1edicao-mai2012.pdf (portugués)

Archivo:Rea espanhol final.pdf (español)

Puedes descargar la versión en inglés, por capítulos, siguiendo el enlace

Enlaces

URL: http://www.livrorea.net.br/livro/home.html

Wayback Machine: http://web.archive.org/web/20170327015711/http://www.livrorea.net.br/livro/home.html